sábado, 13 de junho de 2009

Histórico de Corinthians x Internacional

O Corinthians receberá o Internacional de Porto Alegre no próximo dia 17 pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2009.

A história desse confronto começou em 1945, com goleada alvinegra por 4x1 sobre os colorados. Mas engana-se quem pensa que, historicamente, esse é um jogo farto em gols. Goleadas são raras.

A última goleada foi registrada no primeiro turno do Brasileirão de 2007, quando o Corinthians foi rebaixado e o Inter venceu por 3x0. Tirando esse jogo, nos últimos seis jogos entre as equipes, tivemos apenas 8 gols, sendo que em três ocasiões houve empate em 1x1 e em outras duas um magro 1x0, como no último confronto, em que os gaúchos venceram o time reserva dos paulistas por 1x0 com um golaço de Nilmar.

Nilmar que não estará em campo no dia 17, a exemplo de Kleber. Pelo lado alvinegro, André Santos também não estará.

Existe um clima de revanchismo no ar: A última vez que Corinthians e Internacional se encontraram em uma final, foi em 1976, há 33 anos atrás. Após a linda invasão ao Maracanã, em que a torcida paulista dividiu o estádio com a torcida do Fluminense pelas semifinais do Brasileirão daquele ano, o Timão tentava sair de uma fila de 22 anos sem título, mas parou no timaço colorado que tinha estrelas como Manga, Figueroa e Falcão.

A única vez que os times se encontraram na Copa do Brasil foi pelas oitavas de final do torneio de 1992, ano em que o Inter ganharia o seu primeiro e único título na competição. Na ocasião, em pleno Pacaembu, os cholorados ganharam de 4x0 e apenas seguraram o empate sem gols no Beira Rio.

Em 2005 mais um capítulo da história envolveria os dois times: Corinthians e Internacional disputavam o nacional daquele ano cabeça por cabeça. O Inter liderava o returno, quando estourou o escândalo da arbitragem, supostamente comandado pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho, cancelando alguns jogos disputados. Jogando novamente, a situação se inverteu e o Corinthians tornou-se líder. Para piorar, em um jogo considerado por muitos como a final do Campeonato, a comissão de arbitragem resolve homenagear o árbitro Márcio Rezende de Freitas dando-lhe de presente o privilégio de apitar esse grande jogo. No segundo tempo, com o jogo empatado em 1x1 (Tevez aos 36’ do 1º e Rafael Sobis aos 04’ do 2º), aos 28 minutos Tinga foi derrubado por Fábio Costa dentro da área e o árbitro acabou expulsando o meio campista colorado, por simulação. O Corinthians sagrou-se campeão daquele ano. No ano seguinte, os gaúchos tornariam-se campeões da Taça Libertadores de América.

Para apimentar um pouco mais a história, em 2007, caso o Inter empatasse com o Goiás e o Corinthians ao menos empatasse com o Grêmio, o time paulista fugiria do rebaixamento. No entanto, na semana do jogo, dirigentes e até dois jogadores colorados, diziam que não iriam fazer esforço algum para vencer ao Goiás. Resultado: vitória esmeraldina e Corinthians rebaixado a Série B.

A história é de muita rivalidade. Todos os ingredientes estão à mesa para temperar esse grande clássico do futebol brasileiro.

Porém, espera-se que esse rivalidade exista apenas dentro de campo. Quem levará a melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário